Prêmio MPE Brasil 2013 SP - Destaque em Inovação

Ablevision foi destaque na categoria “Boas Práticas de Inovação” e, em 2014, representará a região na etapa nacional do Prêmio de Competitividade para as Micro e Pequenas Empresas.

A Ablevision Sistemas Computacionais, da cidade de São Carlos, foi a vencedora do Prêmio MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2013 na categoria “Boas Práticas para a Inovação” no Estado de São Paulo. Com a classificação, em 2014, a empresa será uma das representantes paulistas na etapa nacional, prevista para ser realizada ainda no 1º semestre em Brasília.

Em 2013, foi registrado número recorde de inscrições em todo o país. Em São Paulo – Estado brasileiro com maior número de inscrições - foram mais de 25 mil organizações e, dentre elas, 7,4 mil completaram o processo de validação. Ao final, foram apenas sete vencedoras, dentre as quais, está a empresa são-carlense.

O Prêmio é uma iniciativa do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e em 2013 chega à sua 16ª edição. Oferece diagnóstico gratuito do atual estágio da gestão das micro e pequenas empresas e reconhece aqueles empreendimentos que buscam a sustentabilidade dos negócios por meio da eficiência operacional e os resultados alcançados com a utilização de conceitos de excelência e qualidade.

“Os números mostram que as empresas brasileiras procuram cada vez mais a profissionalização e adotam modelos de gestão na busca por competitividade. A Ablevision é uma empresa inovadora e agora faz parte de um seleto grupo de empresários premiados pelo MPE Brasil”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos, Paulo Sérgio Cereda.

A região teve ainda um segundo finalista setorial, a empresa MRC Consultoria e Sistema de Informática, de Porto Ferreira. Em 2009, a organização também conquistou o prêmio.

Ablevision – Foi fundada em 1999 com motivação de seus empreendedores em gerar e disponibilizar ao mercado conhecimentos específicos e aplicados da tecnologia de Processamento Digital de Imagens, Computação Gráfica e Visão Computacional.

A empresa atua na automação de análises visuais para assegurar a qualidade do processo produtivo e, consequentemente, do produto. As soluções criadas pela Ablevision não só previnem falhas humanas, mas também reduzem o tempo de treinamento.  

Um exemplo prático ilustra melhor o trabalho desenvolvido pela empresa. Usando câmeras de vídeo, computadores e programas sofisticados, é possível, fazer a inspeção de produtos industrializados, evitando montagens incorretas e garantindo o padrão e a qualidade.

A preocupação em organizar linhas de produção e assegurar a produtividade dos clientes, resultou na criação de um produto que promete ser o carro-chefe da empresa: O Poka-Yoke Virtual.

Para quem é do meio industrial, o termo Poka-Yoke é bastante conhecido e significa “dispositivo à prova de erros”. O Poka-Yoke Virtual da Ablevision mais uma vez tem a função de prevenir falhas humanas que, por desatenção, se tornem defeitos dos produtos.

Assim pode ser aplicado a uma linha de produção de motores, de montadoras de carros, de máquinas de lavar, dentre inúmeros outros segmentos.

Segundo o empresário Edson Roberto Minatel, muitas vezes, é um desafio divulgar uma inovação tecnológica, por isso, foi criado o Ablemóvel, uma van adaptada, capaz de demonstrar na prática o que é o Poka-Yoke Virtual.

Uma outra curiosidade da Ablevision, no que tange à gestão é que a empresa chegou a ter 25 funcionários, mas, atualmente, dada a gerência de projetos forte, boa parte deles é terceirizada e a organização se mantém com uma equipe enxuta e altamente capacitada. Mais informações www.ablevision.com.

São Carlos, Dezembro de 2013

Ana Laura Fiochi

Assessora de imprensa do Sebrae